AV. CALIXTO JORGE - 260 (ORLA DA PRAIA)
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PROPRIETÁRIO: CARLOS FERREIRA
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Curso de ARRAIS AMADOR deixará o aluno apto para conduzir lanchas, barcos a motor, na navegação interior (rios, lagos, lagoas e represas) e áreas marítimas 200 metros das praias freqüentadas por banhistas. curso é para os maiores de 18 anos e traz informações sobre sobrevivência no meio marinho e primeiros socorros.
Curso destinado a maiores de 18 anos que querem conduzir jet-ski em água abrigadas (baías, rios, lagos, enseadas, etc...) O limite de navegaçao é determinado pelas Capitanias, Delegacias e Agencias.
O curso de Mestre amador, é o aprendizado da navegação costeira. Como é utilizado as cartas náuticas para se determinar a posição do barco, temos um limite de afastamento da costa , pois não podemos perde-la de vista . Este tipo de navegação se utiliza do acompanhamento da costa, sempre identificando pontos notáveis indicados na carta náutica.
Habilitação para conduzir embarcações de esporte e recreio em navegação costeira, até 20 milhas náuticas da costa, ou com terra á vista. Essa carta de mestre amador permite voce navegar por toda a costa brasileira e tem validade por 10 anos.
Essa parte da navegação costeira é a mais importante e necessária, é onde voce aprende os fundamentos básicos da navegação (orientação pela bússola, etc..).
Capitão-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto Moto-Aquática.
A prova para Capitão Amador abordará os seguintes assuntos:
Navegação Astronômica.
Navegação Eletrônica.
Estabilidade.
Comunicações.
Sobrevivência no Mar.
Veleiro: A categoria de Veleiro é aquela que se destaca por deixar o interessado apto para conduzir embarcações a vela, sem propulsão a motor, respeitando os limites da navegação interior.
Veleiro: Noções gerais de navegação. Os cursos habilitam apenas a velejar em caráter de lazer ou competição.
Navegação interior em veleiros monotipos (com menos de 6 metros de comprimento, fabricados em série) sem propulsão a motor. Idade mínima: 8 anos (os pais respondem por questões legais sobre o uso do barco). Não há exame. Os próprios cursos encaminham suas listas de aprovados para a Marinha.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Procuração Autenticada - Clique Aqui. ( Preencher e imprimir );
• Cópia autenticada da CNH - ( Carteira de Motorista) ;
• Comprovante de residência com CEP, expedido no máximo de 3 meses;,
• Guida união paga em nome do candidato;
PARA QUEM NÃO TEM CNH.
• Cópia autenticada da Carteira de Identidade;
• Cópia autenticada do CPF.
•Atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam, como por exemplo:
• uso obrigatório de lentes de correção visual;
• uso obrigatório de aparelho de correção auditiva.
• Todos documentos devereão ser entregues na Rua Belo Horizonte, 1100 - NÁUTICA MANIA LTDA
DO EXAME DA HABILITAÇÃO
• O exame é constituído de prova escrita,
• No caso de reprovação não será permitia nova tentativa imediata. A nova tentativa será realizada de acordo com programação estabelecida pela Marinha.
• A idade mínima para prestação de exame para a categoria de Arrais Amador será de 18 (dezoito) anos;
• Todos documentos devereão ser entregues ou enviados para:
NÁUTICA MANIA LTDA
Rua Belo Horizonte, 1100
Centro - Araxá-MG
Cep 38183-146
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Procuração Autenticada - Clique Aqui. ( Preencher e imprimir );
• Cópia autenticada da CNH - ( Carteira de Motorista) ;
• Comprovante de residência com CEP, expedido no máximo de 3 meses;,
• Guia da união paga em nome do candidato;
PARA QUEM NÃO TEM CNH.
• Cópia autenticada da Carteira de Identidade;
• Cópia autenticada do CPF.
•Atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam, como por exemplo:
• uso obrigatório de lentes de correção visual;
• uso obrigatório de aparelho de correção auditiva.
• Todos documentos devereão ser entregues na Rua Belo Horizonte, 1100 - NÁUTICA MANIA LTDA
DO EXAME DA HABILITAÇÃO
• O exame é constituído de prova escrita,
• No caso de reprovação não será permitida nova tentativa imediata. A nova tentativa será realizada de acordo com programação estabelecida pela Marinha.
• A idade mínima para prestação de exame para a categoria de Motonauta será de 18 (dezoito) anos;
• Todos documentos devereão ser entregues ou enviados para:
NÁUTICA MANIA LTDA
Rua Belo Horizonte, 1100
Centro - Araxá-MG
Cep 38183-146
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Procuração Autenticada - Clique Aqui. ( Preencher e imprimir );
• Cópia autenticada da CNH - ( Carteira de Motorista) ;
• Comprovante de residência com CEP, expedido no máximo de 3 meses;,
• Guia da união paga em nome do candidato;
PARA QUEM NÃO TEM CNH.
• Cópia autenticada da Carteira de Identidade;
• Cópia autenticada do CPF.
•Atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam, como por exemplo:
• uso obrigatório de lentes de correção visual;
• uso obrigatório de aparelho de correção auditiva.
• Todos documentos devereão ser entregues na Rua Belo Horizonte, 1100 - NÁUTICA MANIA LTDA
DO EXAME DA HABILITAÇÃO
• O exame é constituído de prova escrita,
• No caso de reprovação não será permitida nova tentativa imediata. A nova tentativa será realizada de acordo com programação estabelecida pela Marinha.
• A idade mínima para prestação de exame para a categoria de Arrais e Motonauta será de 18 (dezoito) anos;
• Todos documentos devereão ser entregues ou enviados para:
NÁUTICA MANIA LTDA
Rua Belo Horizonte, 1100
Centro - Araxá-MG
Cep 38183-146
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Declaração de Extravio Autenticada;
• Procuração autenticada - Clique Aqui. ( Preencher e imprimir );
• Cópia autenticada da CNH - ( Carteira de Motorista);
• Comprovante de residência com CEP, expedido no máximo de 3 meses;
• Guia da união referente a este serviço;
PARA QUEM NÃO TEM CNH;
•Atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam, como por exemplo:
• uso obrigatório de lentes de correção visual;
• uso obrigatório de aparelho de correção auditiva.
• Cópia autenticada da Carteira de Identidade;
• Cópia autenticada do CPF;
• Todos documentos devereão ser entregues ou enviados para:
NÁUTICA MANIA LTDA
Rua Belo Horizonte, 1100
Centro - Araxá-MG
Cep 38183-146
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Cópia autenticada da Carteira de Arrais a renovar;
• Procuração autenticada - Clique Aqui. ( Preencher e imprimir );
• Cópia autenticada da CNH - ( Carteira de Motorista);
• Comprovante de residência com CEP, expedido no máximo de 3 meses;
• Guia da união referente a este serviço;
PARA QUEM NÃO TEM CNH;
•Atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam, como por exemplo:
• uso obrigatório de lentes de correção visual;
• uso obrigatório de aparelho de correção auditiva.
• Cópia autenticada da Carteira de Identidade;
• Cópia autenticada do CPF;
• Todos documentos devereão ser entregues ou enviados para:
NÁUTICA MANIA LTDA
Rua Belo Horizonte, 1100
Centro - Araxá-MG
Cep 38183-146
•Ripeam-72
•Manual do Veleiro e Arrais-Amador, de MOACYR BASTOS ROLSZT e ELIANE TEIXEIRA ROLSZT.
•Navegar é Fácil, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
•Navegue Tranquilo de HILVIR W. CATANHEDE.
•Sobrevivência no Mar de Celso AJ. de Rezende, Editora Catau Ltda.
•Ripeam-72
•Navegar é Fácil, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
•Navegar Tranquilo Vol. 1, de HIVIR W. CATANHEDE.
•Navegação: A Ciência e a Arte Vol. I - Navegação Costeira, Estimada e em Águas Restritas, de ALTINEU PIRES MIGUENS (www.dhn.mar.mil.br).
•Navegação: A Ciência e a Arte Vol. II - Navegação Astronômica e Derrotas, de ALTINEU PIRES MIGUENS (www.dhn.mar.mil.br).
•Capitão-Amador Navegando Seguro em Cruzeiros de Alto Mar, de JAIME ROBERTO DA COSTA FELIPE.
•Como Navegar pelo Sol, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
•Meteorologia e Oceanografia, usuário Navegantes, de PAULO ROBERTO VALGAS LOBO E CARLOS ALBERTO SOARES.
•Sobrevivência no Mar, de CELSO AJ. DE REZENDE.
•Navegar é Fácil, de GERALDO LUIZ MIRANDA DE BARROS.
•Navegue Tranquilo Vol. II de HILVIR W. CATANHEDE.
•Navegação: A Ciência e a Arte Vol. I – Navegação Costeira, Estimada e em Águas Restritas, de ALTINEU PIRES MIGUENS (www.dhn.mar.mil.br).
•Navegação Eletrônica e em condições especiais – Volume III, de ALTINEU PIRES MIGUENS (www.dhn.mar.mil.br).
•Roteiro da Costa Brasil, DHN.
•Lista de Faróis, DHN.
•Tábuas das Marés, DHN.
•Aviso aos Navegantes, DHN.
•Catálogo de Cartas e Publicações, DHN.
•Lista de Auxílios-Rádio, DHN.
•Cartas de Correntes de Maré, DHN.
•GPS - Uma Abordagem Prática, de JOSÉ ANTÔNIO M. R. ROCHA.
•Capitão-Amador Navegando Seguro em Cruzeiros de Alto Mar, de JAIME ROBERTO DA COSTA FELIPE.
•RLESTA e NORMAM-03/DPC.
•Sobrevivência no Mar de CELSO A. J. DE REZENDE.
•Meteorologia e Oceanografia, usuário Navegantes, de PAULO ROBERTO VALGAS LOBO E CARLOS ALBERTO SOARES.
O colete salva-vidas foi idealizado para ser utilizado numa situação de emergência ou para dar segurança permanente numa atividade aquática esportiva. A dotação de coletes deverá ser, pelo menos, igual ao número total de pessoas a bordo, devendo haver coletes de tamanho pequeno para as crianças, observadas as seguintes Classes (Item 0414 da Normam 03/DPC).
- Embarcações empregadas na Navegação Oceânica: Deverão dispor de coletes salva-vidas Classe I (SOLAS);
- Embarcações empregadas na Navegação Costeira: Deverão dispor de coletes salva-vidas Classe II;
- Embarcações empregadas na Navegação Interior: As embarcações de médio porte deverão dispor de coletes salva-vidas classe V e as de grande porte ou iates de coletes salva-vidas Classe III;
- Embarcações Miúdas: Deverão dispor de coletes salva-vidas Classe V.
Os coletes salva-vidas deverão ser estivados de modo a serem prontamente acessíveis e sua localização deverá ser claramente indicada. Os coletes salva-vidas devem ser certificados conforme previsto na Normam-05/DPC.
É obrigatório o uso do colete salva-vidas, classe II, III ou V, homologados pela DPC para o condutor e passageiro de moto-aquáticas e similares.
Não puxe, corte, escreva ou altere a estrutura do seu colete salva-vidas, ele é projetado e testado para sua segurança. Não apoie objetos pontiagudos e não use como assento ou encosto, pode perder parte de sua flutuabilidade.
Lave-o em água doce após o uso e sempre deixe secar em locais ventilados. Mantenha-o longe de fontes fortes de calor e não guarde úmido dentro do barco por longos períodos. Aumente a vida útil de seu equipamento com manutenções preventivas.
Vestir um colete salva-vidas ou um auxiliar de flutuação ajuda a manter uma criança equilibrada e com a cabeça para fora d´água. Não importa a idade, crianças perto ou dentro da água devem sempre estar sob a supervisão de um adulto responsável. Caso a criança não saiba nadar, escolha um colete com gola.
Conduza sua embarcação de forma defensiva, jamais navegue alcoolizado. O álcool acelera a perda de calor do corpo e no caso de queda na água afeta seus reflexos e pensamentos. 80% dos acidentes em embarcações de lazer envolvem o uso de bebidas alcoólicas. Inspecione seu salva-vidas regularmente. Você é o responsável por sua tripulação, é a segurança de sua família e amigos que está em risco.
Verifique se o número do certificado de homologação é válido e se a data e lote de fabricação estão de acordo com o mesmo. Bóias e colete salva-vidas não tem prazo de validade previstos por lei. A troca é indicada de acordo com as condições de uso do produto.
Escolha seu colete conforme seu peso e tamanho. Sempre há um modelo adequado que o deixe com a flutuabilidade estável. Antes de sair ao mar, teste seu colete salva-vidas em águas abrigadas.
Antes de sair ao mar, verifique se todos os coletes salva-vidas estão em bom estado. Verifique se todos têm fitas, fechos, apitos ou algum tipo de avaria aparente no tecido. Verifique se a espuma esta amassada ou danificada por ter sido usada como assento, encosto ou mau acondicionamento. Sobra de tecido pode indicar menor flutuabilidade. Tenha sempre um colete salva-vidas do tamanho correto para cada tripulante.
A maior parte das vítimas tem o colete salva-vidas na embarcação, mas não o veste. Sempre vista seu equipamento. 9 em 10 afogamentos ocorrem em águas calmas, abrigadas e a poucos metros do resgate. Se uma pessoa a bordo da sua embarcação não souber nadar, você deverá orienta-lo a permanecer vestido com o colete salva-vidas mesmo que em águas calmas ou próximos da beira mar.
O tempo de exposição na água fria pode causar hipotermia, isto significa que a temperatura do corpo cai abaixo de 35º C e pode ser fatal. Técnicas simples de sobrevivência podem ajudar a retardar esse processo:
Saiba como vestir seu colete salva-vidas rapidamente; Caso o contato com a água gelada seja inevitável, tente fazê-lo de forma gradual, descendo por escadas ou cordas de segurança; Nade apenas se for possível chegar a uma embarcação de sobrevivência ou refúgio, não desperdice energia; Relaxe. Permaneça na posição fetal, com os braços cruzados sobre as pernas e a cabeça ligeiramente para trás, o mais importante é manter a boca fora d´água; Caso existam outros náufragos, mantenham-se próximos uns aos outros formando um círculo. Se existirem feridos, os mesmos deverão ser acolhidos no centro. Mantenha a calma até que o resgate o localize. A atitude positiva de uma pessoa em risco pode fazer toda a diferença para sua sobrevivência.
O colete salva-vidas é um meio individual de abandono, capaz de manter uma pessoa, mesmo inconsciente, flutuando por, no mínimo, 24 horas. Os coletes podem ser do tipo "canga" (de vestir pela cabeça) ou tipo "jaleco" (de vestir como paletó).
Os coletes classes I e II deverão ter flutuabilidade e estabilidade suficientes, em água doce, tranqüila, para:
1) manter uma pessoa exausta ou inconsciente flutuando, de modo que sua boca fique a pelo menos 120 mm acima d'água, estando seu corpo inclinado para trás, em relação à vertical, 20º no mínimo e 50º no máximo;
2) girar o corpo de uma pessoa inconsciente na água, a partir da posição deitada em decúbito ventral, de tal maneira que a boca fique voltada para cima em, no máximo, 5 segundos;
3) não ter sua flutuabilidade reduzida em mais de 5%, após imerso na água doce por 24 horas;
4) permitir à pessoa que o veste, nadar uma pequena distância e embarcar numa embarcação de sobrevivência;
Os coletes deverão ser fabricados em tamanhos diferentes a saber:
1) Coletes Classes I e II
EXTRA-GRANDE - Para pessoas de massa igual ou superior a 110 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 15,6 kg (156N). GRANDE - Para pessoas de massa igual ou superior a 55 kg e inferior a 110 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 13,6 kg. MÉDIO - Para pessoas de massa superior a 35 kg e inferior a 55 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 7,0 kg (70N). CRIANÇAS - Para pessoas de massa igual ou inferior a 35 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 5,0 kg (50N);
2) Coletes Classes III e VEXTRA-GRANDE - Para pessoas de massa igual ou superior a 110 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 10,0 kg (100N). GRANDE - Para pessoas de massa igual ou superior a 55 kg e inferior a 110 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 7,5 kg. MÉDIO - Para pessoas de massa superior a 35 kg e inferior a 55 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equival ente a uma massa de 5,5 kg (55N). CRIANÇAS I - Para pessoas de massa superior a 25 kg e inferior a 35 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 3,5 kg (35N); CRIANÇAS II - Para pessoas de massa igual ou inferior a 25 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 2,5 kg (25N).
3) Colete Classe IV
Poderá ser fabricado em tamanho único e sua flutuabilidade efetiva mínima deverá ser de 9,0 kg (90N).
Os coletes classe V ESPECIAL deverão ser fabricados em tamanhos diferentes a saber:
GRANDE - Para pessoas de massa igual ou superior a 55 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 12,0 kg (120N); e MÉDIO - Para pessoas de massa superior a 35 kg e inferior a 55 kg, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 8,0 kg (80N). COMPETIÇÃO - Em tamanho único, com flutuabilidade efetiva mínima equivalente a uma massa de 6,0 kg (60N).
Informações complementares: Verifique orientações complementares nas Normas e Procedimentos para as Capitanias – NPCP/ NPCF, quanto à obrigatoriedade do uso contínuo de coletes salva-vidas em determinados tipos de embarcações.
Fonte: Normam 01, Normam 02, Normam 03 e Normam 05 da Diretoria de Portos e Costas.
Volta de Fiador | Nó Direito |
Nó de Escota | Nó de Escota Dobrado |
Volta do Cunho | Nó de Frade |
Volta da Ribeira | Volta do Anete da Âncora |
Volta do Fiel | Voltas Redondas com Chicote Mordido |
Catau | Voltas Trincafiadas |
Volta Redonda e Cotes | Nó de Frade Dobrado |
Lais de Guia | Nó de Correr |