No Brasil, o roubo de veículos é um mal que assombra a população há décadas e cuja problemática ainda carece de solução. Mas um dado tem chamado a atenção das autoridades nos últimos anos: há um assustador aumento no roubo de veículos náuticos, especialmente os jetskis.
Esse fenômeno é razoavelmente recente e muitos donos ainda não sabem ao certo o que fazer para proteção de seu patrimônio.
De certo que a prevenção, embora não possa garantir completamente a ocorrência do furto, ainda é a melhor pedida para quem quer evitar maiores dores de cabeça no futuro.
Algumas atitudes podem ser tomadas para dificultar a vida dos ladrões e deixar seu veículo muito mais seguro. Vamos listar aqui ações que, quando unidas, serão um verdadeiro guia de como evitar ter seu jetski roubado.
Evite parar em locais ermos
Uma das melhores sensações de andar de jetski é exatamente a de poder se deslocar velozmente sobre o espelho d’água e atingir ilhas e enseadas mais isoladas. Porém, isso é um grande risco, especialmente em locais desabitados. Quadrilhas podem observá-lo de longe e abordá-lo rapidamente,
chegando através de lanchas. O ideal é você circular por lugares com maior movimento e visibilidade, além de evitar percorrer muitas distâncias sozinho.
Escolha uma garagem nautica de confiança
O local onde você guarda seu equipamento também é essencial para que você durma tranqüilo. De preferência, você deve optar por uma de sua confiança,
firrmemente estabelecida e que ofereça uma boa estrutura com o devido seguro contra furto, roubo e incêndio.
Outro fator relevante é o período de funcionamento: quanto maior, mais seguro ele estará. Lembre-se também que em certas épocas, especialmente o horário de verão, o sol se põe muito tarde e você pode querer curtir o mar por mais tempo. Além disso, o movimento constante espanta bandidos em potencial. Confira o histórico, a experiência e o registro dos marinheiros. Outro fator interessante é saber se a garagem envia de tempos em tempos relatórios de serviços efetuados e estado geral da embarcação, via correios ou internet.
Mantenha a chave codificada original.
Hoje em dia vários modelos de jetski possuem chave codificada, onde somente a chave correspondente poderá dar a partida naquela máquina.
Assim, o sistema eletrônico da embarcação permanece seguro, pois só aquele código permitirá a entrega e a ligação do mesmo. Embora modelos mais antigos geralmente não possuam, é possível instalar,por exemplo, um bloqueador de ignição em empresas especializadas de confiança.
Cuidado com as paradas no trânsito!
São muitos os clientes que nos procuram pedindo “banco” (assento) do jetski, todos alegam terem sido roubados com uma paradinha rápida.... O jetski fica na carreta , e quando o trânsito para, sem que o condutor perceba, alguém vem e rouba o banco do jetski. Sabemos que um banco original é de rara disponibilidade no mercado, demandando muitas vezes a importação (esta nem tão simples e rápida devido ao respectivo volume) do componente, sai na faixa R$2.200,00 . Portanto, muito cuidado na hora de parar na padaria, restaurante ou se distrair fechando o portão, e até mesmo deixar a carreta (caminhonete) estacionada na rua ou dar aquela paradinha no farol.
Agora é só aproveitar seu jetski!
O jetski é na verdade uma maneira que o homem encontrou de obter prazer e divertir-se em nos lagos, rios ou mar. Guiá-lo por horas é uma experiência absurdamente agradável e divertida, portanto você não se deve nunca abrir mão da segurança. Se lendo este artigo já te deu vontade de acelerar sobre as águas, certifique-se de sua segurança (estando sempre devidamente habilitado) e de seu equipamento e curta essa aventura. Você merece! Como você costuma garantir a segurança de seu jetski ou lancha? Utiliza uma garagem de confiança? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo.